quinta-feira, 20 de maio de 2010

O QUE É COMUNICAÇÃO

O livro: O que é Comunicação do autor Juan E. Díaz Bordenave, demonstra a trajetória da humanidade, descreve a necessidade da comunicação dos povos primitivos para sua sobrevivência. Traz as grandes invenções, que nortearam a vida em sociedade, como: a escrita, a gramática e a imprensa. Com a comunicação adveio como natural consequência a existência de milhares de idiomas e dialetos ao longo da história.
Um marco significativo para a evolução da comunicação foi o surgimento da imprensa, que a expandiu e a tornou acessível. Facilitando aos menos favorecidos o conhecimento.
Com isso, a comunicação do poder manifestada pela classe dominante com o objetivo de manipular e não deixar a sociedade civil criar o senso crítico, perde força.
Na manipulação da comunicação, as elites mobilizaram várias medidas, entre elas:
  • Comunicação Dirigida: manipulação da linguagem, imposição de certos conteúdos, proibição de outros (censura).
  • Comunicação Limitada: a comunicação sendo orientada para forçar as classes baixas a manterem seus códigos restritos.
  • Comunicação Constrangida: esforços realizados por grupos privados e governamentais para estruturar e limitar a comunicação pública com a finalidade de conseguir que prevaleçam seus interesses.
Entretanto, tendo a sociedade civil constatado o vasto poder da comunicação e a manipulação da elite em oferecer ao povo "pão e circo" luta pela transformação com diversos movimentos. Deseja uma sociedade participativa, igualitária e antielitista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário